segunda-feira, 21 de abril de 2008

O que foi divulgado sobre a marcha


Grupo de motoristas comemoram a chegada em Brasília







Agora é hora de preparar o retorno.
Motoristas que deram apoio à grande estrutura logística montada para a Marcha Rio-Brasília começam a prepara a volta.
O Destacamento contou com um apoio de pelo menos 50 viaturas militares que deram mobilidade a todos os componentes do apoio ao GT-200.
Todos lotados no Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, em Duque de Caxias, também ficaram bastante emocionados por poder participar desta epopéia dos Fuzileiros Navais.

Adsumus!

domingo, 20 de abril de 2008

Publicado no Jornal Correio Braziliense



Correio Braziliense

Fuzileiros navais chegam à capital
Pablo Rebello


O desafio chegou ao fim. Após 22 dias na estrada, a pé, duas colunas de 230 fuzileiros navais vindos do Rio de Janeiro pisaram em Brasília. Os militares ocuparam uma faixa da via L4 Sul e atraíram a atenção de motoristas, que diminuíram a velocidade para ver a tropa passar. A marcha, que comemora o bicentenário da força, remete ao feito realizado pela Operação Alvorada em 1960, quando 124 fuzileiros navais, marinheiros e civis marcharam 24 dias para comemorar a inauguração da nova capital. Os participantes da marcha ganharam uma homenagem quando chegaram à sede da força em Brasília. Uma placa com o registro da marcha foi inaugurada pelo comandante da Marinha, almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto. Amanhã, os recém-chegados participarão das comemorações do aniversário da cidade na cerimônia de substituição da bandeira nacional, às 9h, e com apresentação de banda sinfônica na Esplanada dos Ministério às 17h. Um estande com informações sobre Corpo dos Fuzileiros Navais também estará montado em frente ao Complexo Cultural da República. A chegada dos fuzileiros a Brasília trouxe um sentimento de realização para os militares. “Foi um trabalho excepcional. Atingimos todas as expectativas esperadas e chegamos na data marcada. Tudo graças a um planejamento detalhado e a uma preparação, física e mental que nos permitiu vencer as dificuldades”, avaliou o comandante da Força de Fuzileiros de Esquadra, vice-almirante Paulo César Stingelim Guimarães, que conduziu a tropa do Rio de Janeiro a Brasília. Destaques Única mulher a participar da marcha, a suboficial Sônia Brilhante Wanderley, 44 anos, disse que conseguiu realizar um sonho. “Queria fazer algo que orgulhasse meus filhos, mas não esperava ganhar tanta atenção”, afirmou a moça, que ganhou lugar de destaque entre os companheiros. Não só por ter participado da longa caminhada, mas por ter se voluntariado para tomar parte dela. A fuzileira, que costuma participar de meias maratonas, disse que a caminhada foi difícil, principalmente nos cinco primeiros dias. “Mas valeu à pena por ter me dado uma história para contar aos netos.” Assim como na década de 1960, os fuzileiros chegaram a Brasília com uma companhia inesperada: um cachorro que se integrou à marcha logo nos primeiros dias de caminhada. Duzentos, como passou a ser chamado o animal, em homenagem ao bicentenário da força, chegou à cidade à frente da tropa devidamente caracterizado com farda da força. Na primeira marcha para a nova capital em 1960, dois cachorros apelidados de “Tequila” e “Alvorada” acompanharam os militares. Os fuzileiros ficarão em Brasília até quarta-feira, quando retornam de ônibus para o Rio de Janeiro. Animados com a visita, eles esperam conhecer a cidade nos próximos dias, além de participar das comemorações do aniversário da capital.


Mensagem do Comandante do CIAB


sexta-feira, 18 de abril de 2008

Chegada do GT-200 ao marco zero







As 11h28 o GT-200 adentrou a vila naval em Santa Maria, DF entoando a canção Soldado da Liberdade, local considerado para o GT-200 o marco zero da missão.
Por ocasião da chegada do GT, houve uma cerimônia que contou com a presença do Comandante do Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Luiz Felipe Xavier de Assumpção, comandante do CIAB, com uma representação da Associação de Veteranos de Fuzileiros Navais, além de moradores e demais militares da localidade.
Nesta oportunidade foi inaugurada uma placa comemorativa do evento postada ao lado da placa da marcha de 1960.

Chegada do Suboficial Da Guia no CIAB


Exatamente às 09h25, após 23 dias correndo uma média de 55 km por dia, o Suboficial Da Guia chega ao marco zero no CIAB (Centro de Instrução e Adestramento de Brasília), empunhando a Bandeira Nacional e a Flâmula do CFN.
Marca digna de recorde mundial.

Mensagem do preparador físico dos componentes da Marcha Rio-Brasília:

"Considero o cumprimento da missão de correr os 1.170 Km , do Rio a Brasília, pelo SO DA GUIA um marco para o CFN, para a MB e para o atletismo brasileiro militar e civil. Desconheço que outro atleta no Brasil tenha tido performance semelhante. O SO DA GUIA veio comprovar o que os princípios do treinamento físico preconizam, a continuidade do condicionamento físico durante anos é primordial para se obter uma performance física no futuro, não se pode querer ter condicionamento físico da noite para o dia, o segredo é a continuidade, e há mais de dez anos o SO DA GUIA vem se dedicando às ultra-maratonas, o que permitiu o seu sucesso. Para a MB, o sucesso e ao mesmo tempo a experiência obtidos pelos fuzileiros durante a MARCHA e pelo SO DA GUIA, em concomitante com a assunção do CEFAN e da CDM pelo CFN, servirá de motivação para todos os militares da MB buscarem com mais afinco a higidez física, que lhes permitirá cumprir com mais facilidade e prazer as atividades diárias em navios e quartéis, e além disto, seguir com saúde as marchas e as ultra-maratonas da vida. Parabéns a todos pelo exemplo em especial ao SO DA GUIA !!!! AD SUMUS !!!!!"

MAURICIO MIRANDA RIBEIRO
Caipitão-de-Fragata (FN)
Preparador físico do GT-200
Suboficial Da Guia com sua equipe em frente do CIAB.
Missão cumprida.
Adsumus!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Apoio em momentos de lazer e atendendo a pedidos...


Motoristas que deram mobilidade à toda estrutura logística montada para este evento.










Outros apoios

Equipe de intendência, consituída pelos Soboficiais Pessoa e Limongi, responsáveis pela aquisição de mateiral necessários à marcha.
Massoterapeuta, Sg-Ef Almeida Júnior que tem a finalidade de aliviar as contratura s musculares e pequenas lesões por meio de massagem.
Equipe de Rancho, comandanda pelo Sg Santos para a arrumação de locais de rancho ao longo da BR 040.







É ultrapassado o marco de 1.000 Km

Ontem o GT-200 ultrapassou o marco de 1.000 Km e segue em rítmo de vibração e empolgação para a chegada em nossa Capital Federal no dia de amanhã, 19/04.
Essa animação toda só foi possível devido à grande participação da equipe de apoio, que durante todo este evento pouco falamos aqui no blog, mas que sem dúvida, se não fosse o seu empenho certamente esta missão estaria prejudicada.O Apoio foi montado pelo Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, comandado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Luiz Correa, e é composto por um efetivo de 220 militares prestando apoio em diversas áreas, tais como transporte, balizamento e policiamento de trânsito, saúde, abastecimentos diversos, equipe de rancho, de estacionamento, etc. Muitos anônimos quegostaríamos de compartilhar alguns momentos dessa importante participação.





A equipe da Colação: Comandanda pelo SG-ET Assunção, responsável pelo abastecimento de água e um lanche de manhã e de tarde aos marchantes para que possam seguir até o objetivo programado de cada dia.

ESCOLA EM CRISTALINA HOMENAGEIA OS FUZILEIROS NAVAIS NO DIA 17 DE ABRIL







Destacamento composto por duzentos e trinta fuzileiros navais foi homenageado pelas crianças da Escola Municipal AleixoTorres Camargo.
As crianças realizaram coreografias, cantando uma canção de agradecimento aos Fuzileiros Navais que marchavam à sua frente.
A emissora que cobriu esta recepção foi a rede Record de Brasília-DF. Foi realizada uma entrevista com a SO SONIA, única mulher pertencente à coluna de marcha, que concedeu a entrevista marchando.
Seguem em anexo as fotos da matéria acima descrita.


CT (FN) EDUARDO SALEH RABELLO MOREIRA
Capitão-Tenente (FN)
Assessoria de Relações Públicas do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais



quarta-feira, 16 de abril de 2008

Parabéns guerreiros navais!!!

AO GT-200

PARABÉNS FUZILEIROS NAVAIS GUERREIROS, PELA DETERMINAÇÃO

E DISPOSIÇÃO!! A TAREFA ESTA QUASE REALIZADA.

TENHO CERTEZA QUE DURANTE TODA ESSA TRAJETÓRIA HOUVE

MUITA EMOÇÃO E REALIZAÇÃO PESSOAL, PARABÉNS PELA CORA-

GEM DE SEREM VOLUNTÁRIOS, EM COMEMORAÇÃO AOS 200 ANOS

CORPO DOS FUZILEIROS NAVAIS. QUE DEUS ABENÇOE A VIDA DE

CADA UM DE VOCÊS!!!

ABRAÇOS DA PROFESSORA MÁRCIA CRISTINA.

prof.marciacristina@yahoo.com.br

A honra de ter um sonho...

AO GT-200
Por muito tempo, tenho a honra de ter um sonho de servi a Marinha...
Por que??? As pessoas são vista como heróis que ajudam nas mais simples coisas no mundo...
São privilegiadas de proteger esse mundo com todas as forças... !!!
É por isso que eu agora vendo a coragem e a ousadia de seguir uma caminhada cansativa, mas com determinação e garra...
Posso ver, e querer caminhar com vocês em busca do meu sonho, levo vocês como um exemplo de que não podemos parar mesmo cansados, mesmo quando temos barreiras devemos supera-las para conseguir nossos objetivos...
Caminho com vocês, nos pensamentos, sempre orando para que Deus possa está sempre renovando as suas forças... !!!

Tenho apenas 17 anos, uma menina que já sabe distinguir os Heróis, e uma coisa posso dizer:
Heróis não precisam ser vulneráveis, e nem ter superpoderes para ser um heroi... !!!
Basta ser um Fuzileiro Naval do Brasil!

Sigam com Deus... !!!

PARABÉNS AO CFN !


PARABÉNS CFN !
MINHAS SAUDAÇÕES A TODOS OS INTEGRANTES DESTE ACONTECIMENTO HISTÓRICO.
QUE O NOSSO BOM DEUS ILUMINE A TODOS OS FUZILEIROS NAVAIS E MILITARES EM GERAL QUE PARTICIPAM DESSA JORNADA RUMO A BRASÍLIA.
O FATO DE TER VESTIDO OS UNIFORMES DO CFN POR MAIS DE 20 ANOS REVELAM MEU RESPEITO E CARINHO PELA INSTITUIÇÃO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS.
VIBRO COM ESTE ACONTECIMENTO COMO SE ESTIVESSE DELE PARTICIPANDO E TORÇO PARA O ÊXITO DE MAIS ESTA MISSÃO.

ADSUMUS !!!

PEDRO LEMOS
CMG (RM1-T)

Brasil acima de tudo!

Parabéns aos valorosos Fuzileiros Navais, exemplo de brasileiros e cidadãos.
Brasil!!!

Starling
2º Ten Inf Cpor71
Jose Starling - Skype name: josestarlingEngº CivilCel.: 31 9982-6775Fax: 31 3221-6841

terça-feira, 15 de abril de 2008

Caminhando a 5 km por hora



O Gt-200 segue firme em seu rítmo para chegar em Brasília no prazo previsto.

Atingimos a marca superior a 730 Km








Hoje o GT-200 cruzou a fronteira com o estado de Goiás e agora falta pouco para chegarmos em nosso destino final, Brasília.

Gostaríamos de nos desculpar pela falta de altualização nesses últimos três dias, pois etivemos passando por uma região muito crítica para a internet.

Seguem algumas fotos e logo mais escreveremos algumas notas e recados dos nossos marchantes.
Adsumus!
Sg Rogério

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Término de enquete e outros momentos



Terminou a enquete que fizemos para que os internautas ajudassem na escolha do nome do cão que tem acompanhado o GT-200 desde o Rio de Janeiro.


O nome vencedor foi o "Duzentos" com uma surpreendente virada no último dia, que venceu com 75,30% dos votos


Outros momentos que ficaram para tras mas que merecem destaque.


Passagem sobre o Rio São Francisco


As 17:07h do dia 10/04/08 o GT-200 passa com os seus 230 componetes pela ponte de 360 metros sobre o Rio São Francisco, na Cidade de Três Marias, MG.

Este evento foi marcado com a presença aeronave UH-12, pilotada pelo CT Flávio Borges, tendo como copiloto o CT(FN) Sérgio Sá, auxiliados pelo SG Pereira do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, sobrevoando a tropa.
Muita vibração entre os componentes do GT.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Em Três Marias


Um evento que ocorre paralelo à Marcha Rio-Brasília é a Assistência Cívico Social (ACISO), coordenada pelo CGCFN, que em Três Marias colocamos algumas fotos em nosso Blog.
Placa em frente ao Núceo Habitacional da Aeronáutica (NHA), em Três Marias, MG.

Participação Feminina na Marcha Rio-Brasília


Da esquerda para direita, Ten(S) Andréa Figueiredo, fisioterapeuta, Ten(S) Tais Claro, Fisioterapeuta e Ten(Med) Tereza Cristina, Médica. Oficiais que compoêm o apoio de Saúde para que os nossos marchantes possam se recuperar de algumas lesões adquiridas ao longo da marcha.
Ten(S) Andréa Figueiredo: "Gostaria de mandar um beijo enorme para minha mãe,estou morrendo de saudade dela, para o meu marido e para minha filhota que estou morrendo de saudade, daqui a pouco estou ai - Pai um beijo!."
Ten(Med) Tereza Cristina: " tenho muitas saudades de todos, desejo que todos estejam bem, eu aqui estou bem, está sendo uma experiência boa para mim também. Tudo na vida é muito importante, é uma experiência boa, beijo para todos."
Ten(S) Tais Claro: "Eu quero mandar um beijo para todo mundo e dizer que estou com saudades de todo's."
SO Sonia, maratonista que tem participado da marcha com muita vibração.
SO Sonia- "É uma novidade, um desafio para mulher brasileira, esta sendo maravilhoso o entrosamento com os Fuzileiros e tenho certeza que este evento abrirá portas para outras siguirem o mesmo caminho."

Unidade de Marcha do BtlOpEsp e outras OMs.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Mensagem à família...




Os Sargentos Euclides, Mendonça, Luciano e Cristiano mandam mensagem de que seguem firmes nesta marcha Rio-Brasília.

Unidade de Marcha de varias OMs.


A unidade de marcha Charlie antes de cumprir sua trajetória no percurso do dia 08-04-08

Na Chuva ou no Nevoeiro...

Nem a chuva e nem o nevoeiro impedem o GT-200 de chagar ao seu objetivo.




segunda-feira, 7 de abril de 2008

Militares recebem surpresa na BR 040, em Sete Lagoas


Ten Stanziola e Ten Motta recebem visita surpresa de seus cônjuges durante a Marcha 200 Anos em 06/04.