sábado, 29 de março de 2008

ENTREVISTA COM O CF(FN) MIRANDA – PREPARADOR FÍSICO DA MARCHA DOS 200 ANOS


QUAL FOI A MAIOR DIFICULDADE ENCONTRADA NA PREPARAÇÃO FÍSICA DO PESSOAL PARA A MARCHA?
Apesar da periodização do treinamento para marcha ter seguido os preceitos do treinamento desportivo, sem dúvida, a maior dificuldade foi o curto período de tempo para a preparação, que foram de 3 meses; dentre as qualidades físicas mais exigidas neste tipo de atividade, a RML (Resistência Muscular Localizada), durante a marcha propriamente dita, e a Flexibilidade, nos períodos de recuperação, foram as qualidades mais enfatizadas no treinamento, porém, sabe-se que tais qualidades são raramente treinadas no dia-a-dia da tropa, pois o TFM (Treinamento Físico Militar) do CFN na atualidade, está mais voltado para a resistência aeróbica, o que de certa forma, contribui muito para a obtenção de quaisquer qualidades físicas. De qualquer maneira, nem a Seleção Brasileira de Futebol dispõe de tempo suficiente para sua preparação para a Copa do Mundo, os jogadores após um período de treinamento intenso, ganham a condição física básica inicial e vão aprimorando o condicionamento no decorrer da competição. Acredito que com os Fuzileiros Navais acontecerá o mesmo durante a marcha, os três meses serviram de “choque” para o corpo entender o esforço ao qual seria submetido e a cada dia de marcha o Princípio da Adaptação, associado a uma alimentação especial e a recuperação, se fará presente, bem como o preparo psicológico e o espírito de equipe, fundamentais para se atingir qualquer objetivo.


O PESSOAL SE ENCONTRA PREPARADO FÍSICAMENTE PARA CUMPRIR ESSA MISSÃO?
Diria que muito mais preparado do que a três meses atrás, tanto físico quanto psicologicamente; na verdade esta pergunta só poderá ser respondida no final da marcha, porém acredito plenamente que os militares que já possuíam um excelente condicionamento físico e que cumpriram o treinamento preconizado, não terão dificuldades, e aqueles que resolveram encarar a aventura para perder peso, atingirão seu objetivo, mas sofrerão bastante.

EM QUAL FATOR FÍSICO O PESSOAL SERÁ MAIS EXIGIDO DURANTE A MARCHA?
Como dito anteriormente, a RML de membros inferiores será muito exigida durante o esforço principal, a musculatura será fundamental para se evitar as LER (Lesões por Esforço Repetitivo);e a Flexibilidade a ser explorada no trabalho de alongamento, após cada rotina diária de marcha, será primordial para a recuperação muscular de um dia para o outro. Além disso, outros fatores, que não propriamente o condicionamento físico terão peso, como a saúde dos pés, as medidas de proteção da pele contra bolhas e calos será fator decisivo.


O SENHOR PODE DEIXAR UMA MENSAGEM DE INCENTIVO PARA O PESSOAL?
Além da comemoração dos aniversários de 200 anos do CFN e da criação de Brasília, algumas pessoas ainda me perguntam o que levou a quase 400 militares a serem “voluntários” para este desafio, este sacrifício, de deixar quase um mês seus familiares, para singrar como os antigos Bandeirantes o território nacional por cerca de 1.270 Km. Assim como aqueles que atravessam oceanos nadando ou remando, que buscam os pontos mais altos do planeta, aqueles que batem recordes por um simples pedaço de metal dourado, aqueles que pagam promessas, e por tantos outros desafios que para muitos seriam desnecessários, talvez, neste mundo material e capitalista, por não ter nenhum retorno financeiro, por não gerar nenhum interesse; só sei que é muito difícil explicar para estas pessoas, este sentimento, talvez o espírito destes voluntários esteja em busca de um corpo que sustente a sua evolução e o seu poder.............. uma coisa é certa, o sentimento que levou estes Fuzileiros a este desafio é o mesmo que os levaria a uma guerra para defender o Brasil. Só lamento não estar aí junto com os senhores !!!!! AD SUMUS !!!!