segunda-feira, 31 de março de 2008

Entrevista com o Comandante do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais

Sargento Rogério – O Senhor se encontra satisfeito com toda estrutura que foi montada para atender as necessidades logísticas e de participar desse evento?

Comandante Luiz Corrêa
Eu me sinto bastante satisfeito de fazer parte desta empreitada, deste grande evento porque como comandante do Batalhão a gente sabe da responsabilidade que o Batalhão tem em termos logístico, um evento desta grande magnitude jamais poderia ser feito sem um grande apoio logístico, a exemplo do que foi a marcha de 1960, rapidamente naquela época estiveram que montar uma estrutura de apoio logístico para apoiar a coluna marcha justamente o planejamento tinha sido muito incipiente, ou seja, uma estrutura de apoio logístico simples que depois foi crescendo e ganhando complexidade ao longo do caminho até chegar em Brasília com o sucesso como eles tiveram. Nós já partimos do planejamento muito bem feito, de três reconhecimentos prévios, levantamentos de todos os locais, levantamento das necessidades e de uma boa ajuda financeira do Comando da FFE para poder adquirir, por via da BFNRM, todos os itens necessários ao apoio logísticos que nós estamos prestando, especialmente de rancho, de água, estrutura também de cozinha e de banheiros químicos, não poderia ter sido possível sem o apoio da Diretoria de Abastecimento. A Diretoria de Abastecimento, a Diretoria de Saúde da Marinha que nos apoiaram elas permitiram que nós possamos então chegar a acompanhar a unidade de marcha com esse grande suporte logístico que nós estamos prestando. Então se todo o apoio logístico for suficiente para que a unidade de marcha conclua com êxito a sua missão, nós temos também a tranqüilidade que nós participamos de maneira muito significativa e contribuímos para o cumprimento da missão e para este grande evento que é a comemoração do aniversário de 200 anos do CFN, visto que a marcha para Brasília é um dos eventos, como bem disse o Almirante Stingelim, Comandante da FFE, é o evento de maior magnitude, neste contexto de eventos da comemoração como um evento operativo, é um evento de grande magnitude, e voltando a sua pergunta para mim, é uma grande satisfação, eu vou estar participando desse evento como Comandante do Batalhão Logístico.

S.R – Esta missão agrega Conhecimento em futuras missões de grande magnitude?

C.L.C – Sem dúvida nenhuma agrega conhecimento e agrega, sobretudo experiência. Experiência vivida nestes dois primeiros dias de marcha nos mostraram que o planejamento logístico estava correto, porém, não tão bem executado. O de ontem, o do primeiro dia para o segundo dia nós reformulamos a estrutura logística para a execução de um melhor apoio logístico. Este conhecimento adquirido já foi utilizado hoje e com certeza será muito útil no futuro, não só na marcha, mas como em exercícios que o Batalhão vai participar.

S.R – O Senhor tem uma mensagem para os militares que ficaram ou para os familiares dos que estão hoje aqui participando da marcha, tanto do pessoal do apoio quanto dos que estão caminhando?

C.L.C
Mensagem de otimismo no sentido de que o pessoal que foi voluntário para fazer a marcha fez uma escolha muito acertada, porque participar de um evento dessa natureza é satisfação, orgulho pessoal, superação de desafios, das dores, de metas e certamente vão concluir a marcha com sucesso, para nós do apoio logístico também é uma satisfação participar e para os familiares agradecer, porque certamente encorajaram os seus familiares a participar e dizer que estamos aqui para cumprir qualquer missão.